Num contexto em que a inteligência artificial (IA) se projeta como uma ferramenta inevitável,
torna-se essencial compreender não apenas o seu funcionamento, mas também, e sobretudo, as
formas de a integrar de modo ético, crítico e responsável nos ambientes educativos. A IA pode
apoiar e transformar a prática docente no ensino superior, contribuindo para práticas pedagógicas
mais inovadoras e eficazes. Neste sentido, este workshop propõe promover a partilha de
estratégias metodológicas que permitam transformar tais ferramentas em apoios qualificados ao
trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional,
o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.
Objetivo Geral
Capacitar docentes a compreender, utilizar, avaliar e integrar ferramentas de Inteligência Artificial
de maneira ética, crítica e pedagógica no contexto do ensino superior.
Objetivos Específicos
Ao final do curso, o professor será capaz de:
- Compreender conceitos fundamentais de IA generativa e seu impacto no ensino superior.
- Identificar possibilidades de uso pedagógico da IA e como apoio ao planejamento.
- Identificar riscos, limitações e aspectos éticos do uso de IA.
- Criar atividades de aprendizagem e avaliações considerando a presença da IA generativa.
- Orientar os estudantes no uso ético, responsável e crítico de IA em atividades acadêmicas.
Conteúdos a abordar:
1. Fundamentos de IA no Ensino Superior
2. Possibilidades de utilização pedagógica da IA pelo docente
3. Avaliação no contexto da IA
4. Estratégias docentes para evitar o uso indevido
5. Política de uso da IA: orientação aos estudantes, ética e boas práticas
Formadora: Márcia Vieira
Formato: 100% online
Duração: 8 horas
Horário da formação: dia 11 de fevereiro das 10 às 13 h e das 14 às 16 h.
dia 12 de fevereiro das 10 às 13 h
GDAF - FCUL